Blog da Luuh

Sinta-se em casa. Aqui é o nosso cantinho, então fique à vontade para passar o tempo que for tirando suas dúvidas.

Como cuidar corretamente dos pontos cirúrgicos?

Como cuidar corretamente dos pontos cirúrgicos?

Oie, Diva! Espero que você esteja bem! 😍

Divas, muitas pacientes têm dúvidas sobre os pontos da cirurgia plástica e até mesmo de como cuidar. Uma cicatriz, apesar de poder melhorar muito com o tempo, é definitiva, causada por uma incisão cirúrgica na pele, seguida de processo de fechamento por sutura.

A diferença é a sua qualidade, que pode ser quase imperceptível, delicada, fina e clara; ou uma cicatriz mais elevada ou alargada, escurecida e que pode até mesmo comprometer o resultado final da cirurgia.

As técnicas de pontos de cirurgia plástica (suturas) vão muito além do que simplesmente unir as bordas da pele. Esses procedimentos são utilizados, também, para unir mucosas, músculos, vasos sanguíneos e órgãos, mantendo-os aproximados e fechados. Ou seja, a sutura auxilia no processo de cicatrização como um todo.

Por isso, neste post de hoje trouxe para vocês algumas informações super importantes relacionadas aos pontos cirúrgicos. 

Você sabe como é o processo de “dar ponto” na pele? 

A escolha do tipo de ponto varia de acordo com a experiência e percepção de cada médico e diversas técnicas e materiais podem ser utilizados.

Fios

Quando falamos em pontos de cirurgia plástica, o tipo de fio escolhido deve ser considerado um fator importante, já que a questão estética da cicatriz tem bastante importância.

Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõem sem apresentar riscos à saúde.

São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.

As linhas podem ser de origem animal (colágeno, por exemplo), de origem vegetal (seda e algodão) ou produzidas com materiais sintéticos (como náilon e poliéster).

Em procedimentos estéticos, para uma cicatriz mais amena, é comum o uso de ponto cirúrgico interno com fio absorvível.

Técnica

Podemos classificar os tipos de pontos em dois grandes grupos:

     – Interrompidos: quando o fio é amarrado e cortado após uma ou duas passagens nos tecidos;

     – Contínuos: é feito um nó no início, suturado todo o corte da incisão e o fio é cortado apenas no final, após diversas passagens pelos tecidos.

Como cuidar dos pontos após sua cirurgia ?

Todo cuidado é pouco para uma cicatrização bem feita e para sucesso na realização da sua cirurgia, principalmente o cuidado dos pontos.

A principal dica é: não faça esforço além do recomendado. Se o médico recomendou 30 dias de repouso, siga essa orientação à risca e repouse durante o primeiro mês todinho.

As primeiras semanas são essenciais para o sucesso do tratamento e a boa cicatrização da pele.

A segunda dica é: mantenha o corte sempre limpo e protegido por um curativo até que esteja cicatrizado. Esse cuidado ajuda a evitar o contato com sujeiras e microrganismos que podem causar infecções.

E claro, para proteger ainda mais os pontos e até mesmo a sua cirurgia ter o resultado que você espera, o uso da cinta é primordial para uma cirurgia de sucesso. 

Você também pode se interessar pelo POST : Por que devo usar cintas pós cirúrgicas?

Além disso, cada tipo de procedimento necessita de cuidados específicos relacionados à região operada. O pós-operatório de uma cirurgia de mama, por exemplo, dependendo da técnica utilizada, exige que a paciente fique sem levantar os braços e sem pegar peso até que o médico libere.

O que fazer quando os pontos de cirurgia plástica abrem?

Você conhece alguém que fez uma cirurgia e, no pós-operatório, teve os pontos abertos?

Essa situação é chamada de deiscência e pode acontecer por vários motivos, mas, em especial, pelo excesso de esforço físico antes da liberação médica.

É por isso que é muito importante respeitar todas as orientações médicas no período pós-cirúrgico, pois qualquer pequeno esforço ou movimentação errada pode causar a abertura dos pontos.

A principal orientação é procurar o médico o mais breve possível. Deiscência é uma situação grave e precisa ser avaliada pelo cirurgião para orientação sobre o melhor tratamento.

É importante, também, manter o local limpo e protegido para evitar contaminações. Depois da sua consulta com o seu cirurgião ele irá avaliar o caso e ver qual a melhor solução para não prejudicar o seu pós-cirúrgico. 

Outros fatores também podem aumentar as chances de deiscência:

  • Não manter o corte limpo;
  • Não proteger o local da ferida;
  • Suturas muito apertadas ou muito frouxas;
  • Traumas na área do corte;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Idade avançada;
  • Doenças pré-existentes: diabetes, doença renal, hipertensão, etc.
  • Uso de esteroides;
  • Uso de corticoides em altas doses ou a longo prazo;
  • Deficiência grave de vitamina C.

Hábitos Saudáveis e a Cicatrização

Para qualquer procedimento cirúrgico no local onde foi feita a cirurgia,  precisa estar sempre limpo, seco e coberto, livre de qualquer sujidade ou contato com animais de estimação, para não se ter infecções.

Sinais de um infecção de ferida cirúrgica seriam: vermelhidão e calor local, dor, inchaço e por vezes, drenagem de secreção pelo local.

Visando uma cicatrização eficaz, o ferimento precisa estar com curativo bem feito ou com cola cirúrgica e protegido por cima, com bandagens cirúrgicas de algodão, para evitar o contágio de microrganismos e sujeiras. Para lavá-la, usa-se sabonete líquido neutro e água corrente, não muito quente.

O resultado positivo de uma cirurgia não é definido quando o paciente tem alta, mas sim após sua recuperação plena do procedimento, o que inclui a cicatrização dos pontos, algo bastante demorado. Cada tipo de cirurgia possui cuidados pós- operatórios específicos, mas alguns procedimentos são padrões para que o resultado final da cirurgia seja positivo.

Deixar de fazer algum cuidado orientado pelo médico ou agir de forma relapsa pode reverter uma cirurgia bem-sucedida e causar atraso e dificuldade no processo de cicatrização. Seu sucesso tem a ver com três pilares que precisam estar em harmonia: cuidados locais/posturais (para não tensionar o local da cicatriz precocemente), repouso e alimentação.

Você também pode se interessar pelo POST : Perigos dos alimentos remosos no pós cirúrgico

As primeiras semanas após a cirurgia são as mais críticas e tudo depende também do local do corpo onde ela foi realizada e a extensão do procedimento. Com a evolução favorável, cicatrização adequada, pode-se gradualmente receber as liberações médicas para retorno às atividades específicas, tempo a tempo.

Quando vou tirar os meus pontos ? 

A retirada dos pontos deve ser realizada por um profissional de saúde, no hospital após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 20 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia para evitar complicações.

Na retirada dos pontos, o profissional de saúde deve usar uma pinça esterilizada para levantar o nó de cada ponto de sutura e cortar com uma tesoura, puxando-os para fora delicadamente. Para a retirada do ponto vai depender muito de qual sua cirurgia que foi feita. 

Cuidados depois de retirar os pontos

Após a retirada dos pontos é importante limpar bem a região com água e sabão e secar o local com uma toalha limpa delicadamente. É importante também observar diariamente a região em busca de sinais de inflamação ou infecção, como vermelhidão, inchaço ou presença de pus, sendo necessário consultar o médico, nesses casos.

Depois da retirada dos pontos, é possível haver a formação de cicatriz e, por isso, é importante usar protetor solar no local e evitar que a região fique exposta ao sol, além de fazer uso de cremes e pomadas que ajudam a cicatrizar a pele de acordo com a orientação do médico.

Você também pode se interessar pelo POST :  Cuidados com o sol no pós-operatório

Espero ter ajudado você com todas essas informações sobre os “pontos cirúrgicos”. 😍👏🏽

Acompanhe meu Instagram clicando aqui.

Beijos da Luuh e até o próximo post. 😍😘

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saiba qual é o valor! ;)

Esse é o seu momento. Me conta que procedimento você quer fazer e eu prometo te ajudar enviando mais informações.

Obrigada pela visita! ❤️

Volte sempre ;)

@2022 Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Rafael Alves Mkt